CHARLIZE THERON (Benoni, South Africa 7 AGO 1975)
Não sei quanto a vocês, mas eu não consigo imaginar uma atriz de cinema com mais de 40 anos de idade que consiga ser mais bonita, mais cativante e mais talentosa que Charlize Theron.
Nascida em Benoni, uma cidade da região metropolitana de Johannesburgh, Charlize tem descendência afrikaner -- holandesa, com influência francesa e alemã -- e foi criada numa fazenda. Mesmo assim, frequentou as melhores escolas, e preparou-se durante anos para ser bailarina profissional. Por sorte, o isolamento cultural que a população sul-africana vivenciou durante os anos 70 e 80 não chegou a atingir Charlize Theron, e ela seguiu se especializando como dançarina e sonhando em ganhar o mundo.
Começou a viajar pela Europa e pelos Estados Unidos, e acabou sendo convidada para ingressar no Joffrey Ballet, em Nova York. E paralelo a isso, começaram a chegar os primeiros convites para trabalhar como modelo fotográfico.
Ou seja: tudo estava se encaminhando bem em sua carreira nos Estados Unidos.
E então, em 1994, aos 19 anos de idade, Charlize Theron recebeu um convite inusitado de um olheiro para atuar como atriz. Isso depois de armar um barraco numa agência bancária em Los Angeles por conta de uma ordem de pagamento que sua mãe lhe enviou da África do Sul, e um caixa se recusava a pagar. Foi assim que começou uma das carreiras mais polivalentes da história recente do cinema americano.
Charlize Theron saiu brilhando logo de cara em papéis como coadjuvante em filmes como "O Advogado do Diabo" e "Regras da Vida". Demorou um pouco até receber seu primeiro papel como protagonista -- mas ele veio, na refilmagem de "Sweet November", ao lado de Keanu Reeves. Desde então, Charlize vem brigando para afirmar seu talento como atriz.
Não tem sido fácil. É que ela é bonita demais. E é praticamente impossível isso não gritar aos olhos antes de qualquer outra qualificação sua
(e isso vale tanto para o público masculino quanto do público feminino)
Vinte e cinco anos se passaram desde então. De lá prá cá, Charlize Theron fez um pouco de tudo: personagens dramáticos, personagens cômicos, thrillers, musicais, etc. Até de um western cômico com Seth MacFarland e do remake de Mad Max ela participou. E o que é melhor: com resultados sempre muito além do esperado.
Sua carreira tem sido até agora o retrato de uma artista ambiciosa em evolução, que consegue sobreviver a algumas escolhas equivocadas sem sair chamuscada por conta disso. (Manuel Mann)